Trânsito
Segurança dos pedestres é foco de campanha
Dnit alerta a pessoas que andam a pé quanto aos cuidados necessários nas avenidas, ruas e rodovias
Carlos Queiroz -
Pedestre atento é pedestre seguro. Essa é a frase da campanha do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) que deseja alertar a comunidade quanto aos cuidados individuais. Só em 2018, o número de acidentes de trânsito que resultaram na morte de pessoas que transitavam a pé pelas ruas e avenidas de Pelotas chegou a dez. São esses os casos que o órgão deseja evitar através da conscientização.
Na avenida Bento Gonçalves é comum observar pedestres atravessarem de um lado a outro da via fora da faixa de segurança, apesar do fluxo intenso de veículos. Como foi o caso da Michele Duarte, 27, que percorreu o meio da via levando o pequeno Michel, de dez meses, no colo. Reconhecendo a insegurança da travessia, ela disse que muitas vezes acaba utilizando os locais inadequados para cortar caminho, criando atalhos até chegar ao seu local de destino. O Código de Trânsito Brasileiro estabelece que o pedestre deve tomar precauções de segurança na hora de cruzar a pista, como ter atenção quanto à própria visibilidade e a distância e velocidade dos veículos.
A reportagem também avistou o mesmo descuido na Marechal Floriano, no trecho entre as ruas 15 de Novembro e Andrade Neves. Os dois encontros possuem faixas de segurança, contudo, elas nem sempre são utilizadas pela maioria dos passantes. Junto dos filhos de dez e 11 anos, uma pedestre cruzou a via em local inadequado. Quando perguntada, ela explicou que se sentiu segura visto que o sinal para os carros estava fechado, impossibilitando a passagem dos mesmos no local. "Outras vezes é por preguiça mesmo", admitiu. Ela lembra que orienta os filhos, quando estão sozinhos indo em direção à escola, a utilizarem a faixa de segurança.
Já em outro ponto da cidade a situação é diferente. Na rótula localizada no encontro das avenidas Salgado Filho e República do Líbano estão pintadas diversas faixas de segurança. O movimento intenso na via é uma das razões que fazem Maiqueli Goulart, 27, caminhar um pouco mais para usufruir do local apropriado. "Às vezes os carros não param nem na faixa, quem dirá fora dela", argumentou, enquanto contava sobre as vezes que esperou cerca de cinco minutos pela diminuição do trânsito de veículos.
O levantamento do Dnit mostra que a principal causa de acidentes envolvendo pedestres é a falta de atenção. Nas rodovias federais, o número de incidentes costuma aumentar aos finais de semana. Os homens são as principais vítimas, somando 72% dos casos. Já as pessoas adultas, entre 25 e 49 anos, representam 46% dos acidentados. Em Pelotas, foram dez acidentes com morte de pedestres no último ano - a avenida que mais aparece entre os casos é a Ildefonso Simões Lopes. O secretário interino da pasta de Transporte e Trânsito (SMTT), Luiz van der Laan, lamenta os números e lembra também da imprudência de alguns pedestres.
Van der Laan explica que, quando a pessoa for atravessar na faixa, precisa ficar atenta quanto à velocidade do veículo na via, além de esperar o sinal de luz emitido pelo condutor. "Pedestre tem a preferência no trânsito, mas não pode abusar", ressalta.
Educando desde cedo
A SMTT possui o Departamento de Educação no Trânsito, responsável por campanhas dentro das escolas da rede municipal que passam aos pequenos os cuidados que os pedestres devem ter no trânsito. As próximas ações serão durante o Maio Amarelo, evento com programação mensal que prevê a visita em diversos educandários. Entre as ações, está a montagem de um percurso que simula as vias da cidade, com bicicletas, cones e semáforos.
Dados do Dnit
A pesquisa aponta que mais de 1,7 mil pessoas no país foram vítimas de acidentes em vias federais, sob a competência do órgão, por conta da falta de atenção. Confira as outras causas mais frequentes.
Causa Número de pedestres vitimados
Falta de atenção do pedestre - 1.775
Falta de atenção à condução - 650
Ingestão de álcool - 316
Desobediência às normas de trânsito pelo condutor - 115
Velocidade incompatível - 101
Restrição de visibilidade - 68
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